Automação de estacionamento: quais as vantagens?

Automação de estacionamento: quais as vantagens?

Os sistemas de automação de estacionamento são bastante comuns em diversos locais comerciais, mas você sabe quais são as vantagens deste equipamento? Continue lendo para saber!

Basta ir ao shopping, supermercado ou a um condomínio para encontrar um sistema de automação de estacionamento.

Elas já são uma tecnologia comum na gestão e controle de acesso a estabelecimentos comerciais, tornando-se um aliado no desenvolvimento das empresas.

Afinal, além de proporcionar agilidade neste processo, também traz mais segurança, praticidade e até mesmo maior economia.

Quer entender melhor como isso funciona? Continue lendo este artigo e confira as 7 vantagens de uma automação de estacionamento para a sua empresa.

#01: Garantia de maior segurança

A automação de estacionamento permite que as cancelas funcionem de maneira automatizada, liberando o acesso somente para pessoas autorizadas e com integração facilitada à câmeras de segurança, que fornecem dados precisos para evitar e contornar casos de sinistros ou roubos, por exemplo.

#02: Menor incidência de fraudes

Com a garantia de maior segurança, uma automação de estacionamento também permite a redução de casos de fraudes, furtos ou roubos, pois transforma processos realizados manualmente em processos automatizados.

Além disso, o sistema é capaz de gerenciar tudo o que acontece em todo o estacionamento, sem precisar de pessoas em cada ponto.

Desta forma, a tecnologia consegue identificar com muito mais rapidez, caso alguma situação suspeita ou incomum esteja acontecendo.

#03: Maior agilidade durante o controle de entradas no estacionamento

Uma outra vantagem da automação de estacionamento é a agilidade de liberação durante as entradas e saídas.

Pense em uma grande empresa, por exemplo. Diversas pessoas entram e saem deste local diariamente.

Agora imagine que durante todo o dia, é necessário que um funcionário libere as entradas e saídas de cada pessoa uma a uma? Isso mesmo, de forma 100% manual.

Em algum momento, algumas pessoas vão preferir sair daquele lugar e procurar outra empresa onde possam resolver o seu problema de maneira mais rápida.

Portanto, a automação de estacionamento permite a otimização do controle de acesso, da rotina dos funcionários e também proporciona maior rapidez no acesso das pessoas ao estabelecimento.

#04: Economia em encargos trabalhistas

Imagine uma empresa que não acredita na automação de estacionamento.

Esta empresa disponibiliza apenas uma planilha de Excel para controle das entradas e saídas do estabelecimento.

A mesma organização também percebeu que o movimento na entrada estava maior e decidiu contratar mais funcionários.

Em dado momento, esta empresa possuía diversos manobristas, caixas, vigias, porteiros e outros funcionários responsáveis pela gestão e controle de acesso à portaria.

Imagine só quanto dinheiro esta empresa estava gastando com uma atividade que não precisa ser complexa.

A tecnologia, além de eliminar burocracias e aumentar a segurança, também proporciona mais economia para o caixa da organização.

Você deve saber que um funcionário custa o dobro para a empresa, certo? A automação de estacionamento permitirá cortar estes custos e gerar maior liquidez para o negócio.

Em outras palavras: automação de estacionamento é um investimento para as empresas.

#05: Menos filas para entrar e sair do estabelecimento

Um dos fatores que impedem algumas empresas em adotar uma tecnologia como a automação de estacionamento, é acreditar que um sistema como este poderá dar pane em algum momento ou ser difícil de usar, causando filas desnecessárias na porta da empresa.

No entanto, uma automação de estacionamento não carrega problemas deste tipo, pois já foi criada para suportar grandes acessos simultâneos e também para ser simples e prática, até mesmo para quem não tem facilidade com tecnologias.

#06: Adaptabilidade do sistema

Um outro ponto que deixa as pessoas com dúvidas sobre a contratação de uma automação de estacionamento é a adaptabilidade do sistema.

Isso acontece, pois pequenas empresas acreditam que uma tecnologia desse porte não funciona para elas, enquanto grandes empresas acreditam que a automação não conseguirá suportar a sua quantidade de acessos.

No entanto, uma automação de estacionamento é capaz de se adaptar ao porte da organização, tornando este um dos grandes atrativos desta tecnologia.

Portanto, a complexidade do sistema pode variar a depender do:

Neste sentido, esta tecnologia é perfeitamente aceitável para qualquer tipo de organização.

#07: Maior praticidade para os seus clientes

Uma outra vantagem é a praticidade do sistema de automação de estacionamento, que já deve ter ficado bastante clara com os tópicos anteriores, certo?

No fim das contas, o principal beneficiado desta tecnologia são os clientes da sua empresa.

Afinal, o processo de entrada e saída de uma organização será ainda mais fácil, controlado, seguro e rápido.

Um cliente não precisará de terceiros para realizar a entrada, pagamento do estacionamento e saída, por exemplo, gerando maior comodidade e despreocupação.

Para melhor experiência de navegação, click ao lado para concordar com a política de cookies e privacidade.