Conheça as principais tecnologias disponíveis no mercado

Conheça as principais tecnologias disponíveis no mercado

Se uma empresa tiver 10 ou mais funcionários registrados na carteira de trabalho, então ela passa a ser obrigada a realizar o registro de ponto de cada trabalhador.

No entanto, as opções para realizar este registro são diversas.

Atualmente, no mercado, já existem diferentes tecnologias de relógio de ponto, com vantagens distintas e que podem trazer vários benefícios para a empresa.

Pensando nisso, neste artigo você encontrará 6 tecnologias de relógio de ponto disponíveis no mercado e poderá decidir qual delas faz mais sentido. Veja!

1. Reconhecimento por impressão digital

Este é um método de reconhecimento através da impressão digital do usuário. É uma das tecnologias mais comuns e, geralmente, é escolhida por muitas empresas.

De forma geral, o funcionário posiciona o seu dedo cadastrado no equipamento e o scanner se encarrega por fazer uma leitura da impressão digital e validar o registro de ponto.

Este método é bastante seguro, afinal todas as pessoas nascem com uma digital diferente, além disso é bem simples de utilizar.

2. Reconhecimento facial

O processo de registro de ponto com reconhecimento facial é tão simples quanto tirar uma foto do seu rosto.

O relógio de ponto fica conectado a um sistema de reconhecimento facial, no qual o usuário mostra o seu rosto. Dali em diante, a tecnologia se encarrega de utilizar algoritmos para mapear o rosto da pessoa e validar o seu acesso ao local.

A principal vantagem desta opção é não necessitar de intermediários no processo de registro de ponto ou contato com objetos e/ou pessoas.

3. Geolocalização

Uma outra tecnologia de registro de ponto disponível no mercado, é a geolocalização.

Neste caso, o sistema se encarrega por identificar onde o funcionário está e faz o registro da localização na hora do registro do ponto, para garantir a confiabilidade e segurança deste processo, principalmente para funcionários que não trabalham no escritório da empresa, como no caso de equipes remotas.

4. Aplicativo de registro de ponto

O aplicativo de registro de ponto tem sido bastante utilizado principalmente nos últimos anos, por conta da pandemia e da quantidade de empresas que passaram a adotar o regime de trabalho remoto ou híbrido.

Neste caso, o funcionário registra o ponto diretamente do seu smartphone, sem precisar fazer isso no escritório, e a equipe de RH tem acesso aos dados do registro remotamente. Tudo isso, sem ninguém precisar sair da sua casa!

>> Aproveite para ler: 5 principais vantagens do controle de ponto mobile

5. QR Code

O QR Code é um método que, geralmente, funciona por meio de um aplicativo.

De forma geral, os funcionários precisam apresentar o seu QR Code no relógio de ponto para fazer o registro. Nestes casos, cada código é personalizado de acordo com o funcionário, evitando fraudes.

6. Cartão por aproximação

Este é um dos métodos ainda bastante utilizado pela maioria das empresas, principalmente naquelas mais antigas, tradicionais ou que possuem uma grande quantidade de funcionários.

Funciona de maneira bastante simples. Cada colaborador recebe um cartão (em alguns pode ser o próprio crachá) e o utiliza como cartão de registro do ponto.

Para o registro acontecer, basta aproximá-lo do relógio de ponto e pronto. Em alguns sistemas, o cartão funciona como um método para acessar as dependências da empresa e registrar o ponto ao mesmo tempo.

Este artigo ajudou você a conhecer quais são as principais tecnologias de registro de ponto do mercado? Que tal aproveitar para conferir também qual o melhor relógio de ponto para a sua empresa? Boa leitura!

Para melhor experiência de navegação, click ao lado para concordar com a política de cookies e privacidade.