Controle de acesso: tudo que você precisa saber

O controle de acesso é uma tecnologia que permite controlar a entrada e saída de pessoas de determinados ambientes. Veja mais sobre isso a seguir!
Seja em um ambiente comercial ou residencial, o controle das pessoas que entram e saem do local é extremamente importante, pois minimiza os riscos à segurança pessoal e patrimonial do ambiente.
Logo, faz sentido adotar uma tecnologia capaz de auxiliar neste processo, além de ser bastante adaptável às necessidades da organização e garantir maior proteção.
Veja no post a seguir tudo o que você precisa saber sobre o controle de acesso. Continue lendo!
O que é o sistema de controle de acesso?
O controle de acesso é uma tecnologia que tem a função de gerenciar o acesso das pessoas em determinados lugares, especialmente ambiente onde haja um grande fluxo de pessoas, como shoppings, universidades, condomínios, hospitais, grandes empresas, entre outros.
O objetivo do controle de acesso é garantir que somente pessoas autorizadas possam acessar aquele local, proporcionando maior segurança para o patrimônio, mas também garantindo a integridade das pessoas.
Quais são os tipos de controle de acesso?
Existem diversos tipos de controle de acesso disponíveis no mercado. Veja a seguir quais são os mais comuns e a diferença entre eles.
Controle de acesso biométrico (impressão digital)
O controle de acesso biométrico, como o próprio nome já sugere, funciona a partir da identificação da impressão digital das pessoas.
Este é um método bastante seguro, visto que cada pessoa nasce com uma impressão única, além de ser bastante rápido e adequado para ambientes com alto fluxo de pessoas.
Neste modelo de controle de acesso, um responsável precisa realizar o cadastro da digital de todas as pessoas que devem ter acesso ao ambiente e a tecnologia garante o armazenamento digital de todas estas informações.
Controle de acesso por aproximação
Já o controle de acesso por aproximação, funciona de forma muito parecida com a função por aproximação dos cartões de crédito mais modernos.
Basicamente, cada pessoa autorizada possui um cartão personalizado, que também pode ser utilizado também como crachá, e basta aproximá-lo no sistema para ter acesso ao ambiente.
Este formato é bastante comum em ambientes comerciais, mas também pode servir em ambientes residenciais, como condomínios, onde cada morador possui um cartão permanente e os visitantes ou prestadores de serviços possuem um cartão temporário.
Além do acesso ao local de maneira geral, o sistema também pode permitir o acesso a áreas específicas, como salas ou áreas comuns.
Controle de acesso por senha
O controle de acesso por senha é uma maneira bastante comum e básica para realizar o gerenciamento das entradas e saídas de ambientes.
Este modelo pode servir tanto para portarias de estabelecimentos, quanto para acesso a áreas privativas, como salas de reunião, estoques, cofres ou locais restritos.
Controle de acesso por tecnologia facial
Por fim, temos o controle de acesso por tecnologia facial, que permite a liberação do acesso a partir do cadastro prévio das feições da pessoa.
Neste caso, a tecnologia se encarrega por fazer uma leitura facial da pessoa e, por meio do cruzamento de informações armazenadas, conseguir identificar se esta pessoa possui autorização para acessar o ambiente, se não possui ou até se é alguém suspeito ou uma fraude.
>>> Leia também: Controle de Acesso: Tecnologia Facial, o que é?
Como escolher o melhor sistema de controle de acesso?
Percebeu como o controle de acesso é uma tecnologia bastante simples e útil para preservar a segurança da sua organização?
No entanto, você pode se perguntar: mas como escolher a melhor solução? Vamos entender juntos.
Para casas soltas ou apartamentos
Se você possui uma casa solta ou um apartamento, é possível trocar a fechadura comum por uma tecnologia de controle de acesso.
Desta forma, você dispensa o uso de chaves e pode, simplesmente, aproximar um cartão, tag, a sua digital, rosto ou apenas digitar uma senha para entrar em casa.
Se você ainda não consegue decidir se esta tecnologia faz sentido para a sua casa, veja algumas vantagens:
1.É possível visualizar a pessoa que está na sua porta, antes mesmo que você a atenda.** Além disso, caso você não tenha conseguido atender a porta, poderá saber depois quem estava na porta da sua casa naquele horário;
2.Você garante o fechamento rápido e silencioso das portas e portões da sua casa;
3.Caso não esteja em casa, você consegue saber se os seus familiares estão** ou mesmo se alguma pessoa suspeita entrou no ambiente;
4.Se você possui funcionários, como babás, diaristas ou professores particulares, é possível controlar a entrada e saída dessas pessoas por meio da fechadura digital;
5.Por fim, caso você não esteja em casa e uma entrega sua tenha chegado, é possível atender a campainha à distância e pedir para que ele deixe a encomenda em um vizinho, por exemplo.
Para ambientes comerciais
No caso dos ambientes comerciais, geralmente o fluxo de pessoas é maior do que um ambiente residencial, o que se faz necessário ter um controle e gestão ainda maior, para garantir que pessoas má intencionadas não acessem o ambiente interno.
Neste caso, uma tecnologia de controle de acesso permite que:
a entrada e saída das pessoas seja mais rápida, sem necessidade de contato físico com outras pessoas ou superfícies, principalmente nos casos do acesso por tecnologia facial;
também facilita o acesso a ambientes específicos, por meio de fechaduras e controladores de acesso configurados para salas restritas da organização;
permite o gerenciamento das informações, integração com todos os sistemas da empresa e facilidade na análise do histórico de entradas e saídas;
também permite a liberação automática das portas à distância, garantindo maior segurança, controle e também profissionalismo;