Controle de Ponto: Entenda os benefícios para sua organização

Controle de Ponto: Entenda os benefícios para sua organização

Afinal de contas, por que adotar um controle de pontos na empresa? Se você tem essa dúvida, veja a seguir os principais 10 benefícios. Leia agora!

Fazer o controle de ponto manual ainda é uma realidade em inúmeras empresas brasileiras.

No entanto, isso acarreta:

Apesar dos inúmeros riscos, muitas organizações ainda não conseguem enxergar o porquê adotar um controle de ponto e, ao final do mês, se perguntam como encontrar uma solução.

Pensando nisso, nós listamos aqui os 10 benefícios do controle de ponto e o porquê adotá-lo na sua empresa o quanto antes. Continue lendo!

10 benefícios do controle de ponto para a sua organização

#01: Maior organização no controle dos horários dos colaboradores

Um dos maiores problemas de um setor de recursos humanos em época de pagamento é contabilizar as horas trabalhadas de cada colaborador e verificar como anda o banco de horas individual de cada pessoal.

Em uma organização com pouco mais de 10 funcionários, essa tarefa pode até ser considerada fácil.

Em uma empresa com mais de 100 funcionários, essa semana já pode ser considerada a semana do terror e dos cabelos em pé.

É claro que, ao utilizar o controle de ponto, a empresa fica muito mais tranquila, pois terá a tecnologia trabalhando neste processo de maneira confiável, organizada e sem precisar de atividades manuais utilizando papéis ou inúmeras planilhas.

#02: Aumento da produtividade do RH

Sem uma montanha de papéis e inúmeras planilhas, o RH ficará muito mais produtivo para focar em outras atividades mais estratégicas e relevantes para a empresa.

Desta forma, a produtividade da equipe tende a aumentar, além de possibilitar que os colaboradores tenham mais foco e atenção.

#03: Transparência dos dados de banco de horas

Imagine que a sua empresa utiliza papéis ou planilhas para fazer o registro de ponto dos colaboradores.

Certo dia um dos colaboradores pede acesso à sua atual carga horário ou como está o seu banco de horas.

No entanto, como o controle é uma bagunça, é impossível fornecer essa informação em um prazo rápido. Porém, se você negar, corre o risco de não estar sendo transparente com os seus funcionários.

Utilizando um controle de ponto, a história é outra.

Em alguns casos, os seus funcionários podem ter acesso a essas informações de maneira autônoma, sem precisar de um intermediário. Em outros casos, em poucos segundos você consegue entregar um histórico ao colaborador.

Todos saem beneficiados. A sua empresa se tornará mais transparente e os colaboradores conseguirão ter uma visão completa do próprio banco de horas e se organizar melhor.

#04: Redução nos custos da empresa

Além das vantagens anteriores, adotar um controle de pontos na sua empresa afeta diretamente a gestão financeira da organização.

Quer saber como? Com um controle de ponto, a empresa vai:

#05: Otimização da folha de pagamento

Um outro benefício afeta diretamente a folha de pagamento da empresa. Como você já sabe, a sua equipe precisa reservar um bom tempo na agenda para realizar atividades manuais para, ao final, gerar uma folha de pagamento.

Com um controle de ponto, essa folha de pagamento pode ser feita de forma muito mais rápida..

Portanto, os dados em relação às faltas, afastamentos, férias, horas extras e até mesmo os impostos, como o FGTS e INSS, são gerados muito mais rápido.

#06: Redução de erros na folha de pagamento

Complementando o benefício anterior, quando a folha de pagamento é otimizada, o risco de acontecerem erros diminui drasticamente.

O resultado disso é uma menor possibilidade da empresa sofrer um processo trabalhista por conta de um cálculo errado, por exemplo.

#07: Facilidade e agilidade durante o registro de ponto

São 8h da manhã. Formou-se uma filha para registrar o ponto de cada colaborador. Com a demora e a quantidade de colaboradores, muitos deles acabaram batendo ponto depois do horário.

E aí? O que fazer?

Quando a empresa adota o controle de ponto fica mais fácil e rápido fazer o registro dos pontos. Desta forma, as filas vão ficar no passado, afinal os colaboradores farão o seu registro em poucos segundos.

#08: Maior segurança no armazenamento dos dados de pontos

As fraudes e problemas jurídicos existem, mas podem ser evitados com a adoção de uma boa tecnologia de controle de ponto.

Com ela, cada colaborador terá os seus dados armazenados em nuvem e as informações ficarão seguras, impedindo adulterações, por exemplo.

Erros poderão ser corrigidos, é claro, mas tudo será documentado e registrado, a fim de garantir a segurança dos dados sensíveis dos funcionários e das informações sigilosas da empresa.

Apesar de parecer atitude para uma série de ficção científica, essa segurança garante que não haja fraudes ou imprecisões no registro dos dados, mas também evita processos judiciais.

#09: Facilidade de integração com outros softwares

Um controle de ponto também permite que seja integrado com outro software, garantindo a organização de todo o processo do RH.

Desta forma, todos os dados serão centralizados em um só lugar e a equipe não precisará ir de sistema em sistema para buscar as informações e gerar a folha de pagamento ou um relatório ao final, por exemplo.

E, como você já sabe, otimização dos processos significa ganho de tempo e redução de custos.

#10: A empresa ficará em dia com o Ministério do Trabalho

Por fim, porém não menos importante, ao adotar um controle de ponto a empresa garante que estará agindo de acordo com a legislação vigente.

Neste sentido, você evita problemas com o Ministério do Trabalho e reduz as chances de processos trabalhistas no futuro.

Agora que você já entendeu que o controle de ponto é útil para reduzir o custo e ganhar tempo na sua empresa, é provável que você esteja procurando o melhor relógio de ponto, certo? Neste artigo, listamos as melhores soluções para a sua organização. Confira agora!

Para melhor experiência de navegação, click ao lado para concordar com a política de cookies e privacidade.