Fechamento de ponto online: como fazer corretamente?

O fechamento de ponto é uma das atividades mais comuns da rotina de uma equipe de RH e serve para registrar e analisar a jornada de trabalho de cada trabalhador. O fechamento de ponto online, por outro lado, permite que esta mesma atividade se torne ainda mais rápida e ágil. Entenda melhor a seguir!
Para realizar o fechamento do ponto, é preciso organização, atenção aos detalhes e bastante foco.
Afinal de contas, se a equipe errar apenas um número no registro de banco de horas de cada funcionário, provavelmente o cálculo final também estará errado, comprometendo o trabalho de toda uma equipe.
E, em alguns casos, um erro também pode causar prejuízos financeiros à empresa.
É claro que tudo isso tem mais chances de acontecer em processos manuais, nos quais a equipe ainda está presa a cadernos, papéis e o famoso livro-ponto.
É por isso que existe o fechamento de ponto online, realizado através de uma tecnologia de controle de ponto mobile.
Uma tecnologia como esta permite que o registro da jornada seja mais eficiente, proporcionando maior rapidez durante o fechamento do ponto.
Para entender melhor sobre isso, a seguir você encontra o que é o fechamento de ponto e quais são as principais diferenças entre o fechamento de ponto manual e o online. Continue lendo!
O que é o fechamento de ponto?
O fechamento de ponto é o processo de registrar, verificar e analisar a jornada mensal de trabalho de cada funcionário da empresa.
Serve basicamente para identificar quantas horas cada pessoa trabalhou durante o mês, a fim de conferir possíveis horas extras ou horas faltantes.
Geralmente, ao final do mês existe um momento onde o RH realiza esta atividade e faz o levantamento do pagamento de horas extras necessárias ou ajustam este processo.
Até pouco tempo atrás, esse processo era feito manualmente, utilizando um livro ou caderno de ponto, o que gerava muito tempo perdido e possíveis erros.
Com o passar do tempo, principalmente com a chegada da pandemia, algumas coisas mudaram e agora temos mais de uma forma de realizar a marcação, registro e fechamento de ponto.
Quais são as formas de marcação de ponto que existem?
ponto manual: geralmente é realizado em um livro de ponto ou caderno;
ponto eletrônico: realizado através de um relógio de ponto biométrico, no qual utiliza-se, geralmente, um cartão de aproximação;
ponto mecânico: este é realizado por meio de um cartão ou marcador de ponto;
ponto online: por fim, temos o ponto digital, no qual o ponto é registrado através de biometria facial, digital ou QR Code.
Fechamento do ponto manual X Fechamento de ponto online
Ponto manual
O método de fechamento do ponto manual é o mais comum e também o mais antigo e ultrapassado.
Neste caso, as equipes de RH utilizam um livro ponto ou um caderninho para realizar o controle manual.
Em empresas pequenas de até 50 colaboradores, esse processo pode ser difícil e cansativo, mas ainda possível de ser feito.
Enquanto em empresas com 100, 200 ou até milhares de colaboradores, esse processo é praticamente impossível e ainda que seja realizado, levará bastante tempo e abrirá margem para erros.
Neste método, o profissional de RH precisa registrar os seguintes dados para cada funcionário:
data;
hora da entrada;
saída para o almoço;
chegada do almoço;
hora da saída;
saldo de horas.
Se cada funcionário precisa cumprir 40 horas semanais, por exemplo, o RH precisa realizar a soma das horas diárias para que, ao final da semana, a soma seja de 40 horas.
Ponto online
Por outro lado, no fechamento de ponto online você tem acesso aos mesmos cálculos anteriores, porém feitos de maneira automatizada pela tecnologia.
A equipe de RH consegue verificar o saldo de horas que o colaborador está devendo ou já foram compensadas, aquelas que foram pagas ou já descontadas, entre outros dados.
A diferença aqui é que, independentemente de 50 ou 1.000 colaboradores, o time de RH conseguirá acessar todas as informações em poucos segundos, sem perder tempo conferindo cada banco de horas manualmente um a um.
Sendo assim, quando cada funcionário registra o ponto em um sistema de controle de ponto mobile, por exemplo, os dados são armazenados imediatamente e enviados para o sistema do RH, onde todas as informações são calculadas automaticamente.
Quando o time de RH abre o sistema para conferir o banco de horas, ele já está pronto, o que facilita bastante o controle e otimiza o tempo da equipe.
E se você acha que isso tudo ainda é pouco, um sistema de controle de ponto também permite exportar os dados prontos para serem enviados ao eSocial em poucos minutos, tornando esta atividade, antes massiva e cansativa, agora muito mais prática e ágil.
Este artigo ajudou você a entender o que é e como funciona o fechamento de ponto online? Se você ainda tem dúvidas sobre esta modalidade, nós criamos um texto completo listando as 5 principais vantagens de um controle de ponto mobile. Clique agora para conferir o texto!