Quais os benefícios em adquirir um controle de acesso para empresa

Quais os benefícios em adquirir um controle de acesso para empresa

Procurando saber quais são os benefícios de um controle de acesso para a sua empresa? Confira quais são os 5 principais e porquê adotar um sistema como este na sua organização. Continue lendo!

Controlar o acesso das pessoas é uma tarefa muito importante para toda empresa. Afinal de contas, a falta de atenção poderá ocasionar desorganização, roubos ou fraudes.

Para isso existem os sistemas de controle de acesso: tecnologias capazes de proporcionar mais agilidade, segurança e organização desta tarefa.

Neste artigo, você confere quais são os 5 principais benefícios desta tecnologia para a sua empresa. Veja a seguir!

#01: Maior segurança e menos riscos de roubos e fraudes

Geralmente, as empresas costumam ter um grande fluxo de pessoas entrando e saindo da organização, sejam estes funcionários, fornecedores, parceiros, visitantes, entre outros.

Com um alto fluxo na portaria, acaba se tornando difícil identificar quem está ali com más intenções ou não.

Neste sentido, um sistema de controle de acesso é um dos métodos mais eficazes quando se trata de garantir a segurança das pessoas, afinal a tecnologia se encarregará por permitir somente a entrada daqueles que forem autorizados.

Veja como isso acontece:

  1. Biometria: esta forma de controle de acesso garante segurança e agilidade no controle de entradas e saídas, afinal basta que o visitante insira a sua impressão digital, faça o reconhecimento facial, de voz, escrita ou leitura da íris para liberar o acesso à empresa, o que reduz bastante a possibilidade de fraudes;

  2. Smartphone: já a outra forma de realizar o controle de acesso é através de smartphones, por meio de uma tecnologia chamada Near Field Communication (NFC), que permite a liberação da entrada sem a necessidade de cabos ou WiFi. Basta apenas aproximar o dispositivo do sistema e ter a entrada ou saída liberada;

  3. Cartão de acesso: por fim, o cartão de acesso é uma das formas mais comuns desse tipo de controle, podendo ser de acesso geral, ou seja, sem nenhum dado pessoal do visitante.

#02: Mais controle das entradas e saídas

Imagine a rotina de uma portaria de uma empresa.

Os colaboradores chegam, fornecedores trazem encomendas, visitantes trazem correspondências ou vêm fazer uma entrevista em algum setor, parceiros aparecem para fazer uma reunião.

Parece bem agitado, certo? Por isso, a organização é tão importante. Afinal, a portaria é um ponto estratégico da organização, por onde todos passam.

Garantir a harmonia deste ambiente, também possibilita maior organização, segurança e controle de quem entra e quem sai.

Uma tecnologia de controle de acesso permite que essa gestão das entradas e saídas seja realizada de maneira automatizada, evitando filas na porta da empresa, por exemplo, e garantindo que somente pessoas autorizadas acessem o interior da organização.

#03: Redução dos custos com funcionários

Parece inacreditável? Você vai perceber que não.

Adotar um sistema de controle de acesso na sua empresa, também tem bastante impacto nas finanças e não é por contas de maiores gastos.

Pelo contrário, automatizar o controle das entradas e saídas, permite que você gaste menos com funcionários para ficarem de plantão na portaria liberando a entrada para as pessoas.

O sistema já faz isso de forma automática e também envia um relatório com uma lista de todas as pessoas que tiveram acesso à empresa, organizada por data e horário.

Portanto, caso você queira saber quem estava no local em um determinado dia, basta conferir no sistema.

Além disso, o sistema também garante agilidade na portaria, evitando aglomerações e filas.

#04: Rapidez e agilidade na liberação de entradas e saídas

Imagine só:

Em uma quarta-feira comum, chegam alguns candidatos para uma seleção para uma vaga de emprego na empresa, um conjunto de parceiros para uma reunião, prestadores de serviços que foram agendados para aquele dia e mais alguns funcionários para um dia de trabalho.

No entanto, a empresa exige que o funcionário da portaria faça o controle manual de todas as entradas e saídas em uma planilha cheia de dados e super lenta.

Você já deve ter conseguido imaginar a confusão, certo?

Uma fila de pessoas aguarda a entrada em uma fila desorganizada, aglomerados na entrada da empresa e completamente aborrecidos por toda aquela situação.

Então, duas coisas podem acontecer:

  1. o porteiro pode seguir as regras impostas e registrar cada pessoa lentamente, fazendo com que todos aguardem por vários minutos;

  2. ou então ele decidirá ignorar a planilha lenta e liberar o acesso para todos, sem fazer nenhum registro.

Com um sistema de controle de acesso na empresa, situações como esta deixarão de existir.

Afinal, cada pessoa é responsável pela sua entrada, bastando inserir a digital, cartão ou outra forma, para liberar o seu acesso na empresa.

Desta forma, haverá maior agilidade e rapidez na portaria, evitando quaisquer problemas ou aborrecimentos.

#05: Maior controle das horas extras dos funcionários

Uma das principais dificuldades de toda empresa é o controle das horas extras dos seus funcionários.

A boa notícia é que um sistema de controle de acesso também pode ajudar o RH a ter maior controle das horas extras, simplificando todo o processo de controle de ponto.

Afinal de contas, basta comparar os dados de entrada e saída com os horários registrados no relógio de ponto.

Com o cruzamento das informações, é possível determinar com maior precisão se o funcionário de fato fez hora extra ou não, ajudando a equipe de RH a montar o banco de horas e definir os valores corretos a serem pagos com maior agilidade.

Este artigo ajudou você a entender os benefícios do controle de ponto? Então, veja aqui os principais modelos de catracas do mercado. Boa leitura!

Para melhor experiência de navegação, click ao lado para concordar com a política de cookies e privacidade.