Veja como realizar a gestão de jornada de forma eficiente

Fazer uma gestão de jornada de forma eficiente não precisa ser um bicho de 7 cabeças para a sua empresa.
Esta tarefa pode (e deve) ser fácil, simples e rápida. Afinal de contas, é através dela que a equipe será capaz de identificar se há problemas que precisam ser corrigidos no dia a dia, evitar possíveis erros durante a coleta dos dados e entender se o ponto está sendo registrado corretamente e de acordo com a legislação trabalhista.
Por isso, a seguir você encontra o que é a gestão de jornada e 5 dicas úteis para aplicar na sua empresa o quanto antes. Continue lendo!
O que é a gestão de jornada?
A gestão de jornada é a atividade feita pela equipe de RH para controlar as horas trabalhadas de cada funcionário da empresa.
A partir dos dados registrados, a equipe consegue saber se os objetivos do negócio estão sendo alcançados e qual o impacto do controle de ponto na estratégia a longo prazo.
Além disso, também é possível identificar a quantidade de horas trabalhadas em excesso ou em falta, sendo possível entender se está havendo algum problema nas equipes e corrigi-los antes que se torne uma bola de neve.
Como fazer a gestão de jornada de forma eficiente?
Para fazer uma gestão de jornada eficiente, listamos alguns conselhos que podem ser úteis para você. Veja a seguir:
#01: Fique por dentro da legislação trabalhista
Acredite ou não, ainda existem muitas empresas brasileiras que cometem erros simples, que poderiam ser contornados se a equipe estivesse por dentro da legislação trabalhista e ficasse de olho na aplicação das regras.
Portanto, certifique que o time de RH e DP conhecem a CLT, a legislação de forma geral e como funcionam as sanções.
>> Aproveite para ler também: Qual a portaria do ministério do trabalho ideal para a sua empresa?
#02: Faça o controle de ponto corretamente
Conte com um bom controle de ponto, para que as jornadas de trabalho sejam visualizadas de maneira simples, facilitando as análises e tomadas de decisão.
Se possível, evite fazer o controle de ponto manualmente, pois isso pode acarretar em mais erros, fraudes ou golpes, além de oferecer resultados pouco confiáveis.
#03: Analise os indicadores de frequência
Além dos tópicos anteriores, procure também criar e analisar indicadores que ajudem a identificar se existem pontos a melhorar na gestão de jornada da empresa.
O controle de ponto organizado e com o apoio de uma tecnologia, torna esse trabalho mais rápido, focado e eficaz.
No final das contas, você poderá identificar se há funcionários trabalhando demais, funcionários trabalhando de menos, desmotivados, atrasos ou faltas frequentes, entre outras questões que podem ser tratadas desde o início.
#04: Garanta uma boa comunicação com os funcionários
Manter uma boa comunicação com os funcionários da empresa também é uma maneira de conscientizar sobre o correto registro do ponto, atrasos ou horas extras.
Afinal de contas, se toda a empresa não estiver unida e seguindo as regras, mais à frente os problemas surgirão e serão mais difíceis de contornar.
Portanto, procure criar um espaço seguro para que as pessoas possam se sentir à vontade para falar. Este espaço pode ser físico, como um horário agendado com uma pessoa, ou virtual, como uma ouvidoria interna da empresa.
#05: Use a tecnologia ao seu favor
Por fim, uma das opções mais eficientes para fazer uma gestão de jornada eficiente é adotar a tecnologia, como o relógio de ponto.
Nesse tipo de plataformas, os funcionários registram as suas entradas, saídas e pausas e a equipe de RH tem acesso aos dados instantaneamente e de maneira bastante simples de visualizar.
A tecnologia otimiza o trabalho da equipe, diminui as chances de erros acontecerem e facilita a identificação de gargalos que precisam ser corrigidos durante uma rotina corrida.
Portanto, agora que você já entende como fazer a gestão de jornada eficiente na sua empresa, confira as principais tecnologias em relógio de ponto do mercado e otimize a sua gestão. Veja agora!